segunda-feira, 8 de março de 2010

Tudo tem um Limite

Tudo tem um limite, e esta historia das pressões do governo e em particular do Primeiro Ministro José Sócrates, em relação a compra da TVI por parte da PT já começa a chatear e a roçar o ridículo, tal como a falta de liberdade de expressão no nosso país.

Quanto a alegada falta de liberdade de expressão em Portugal, a meu ver o que se passa é precisamente o contrario. Isto é com toda a permissividade que temos nos dias de hoje, os jornalistas esqueceram-se da linha que separa aquilo que é notícia e que realmente interessa aos cidadãos, do que é o ataque pessoal e a difamação de qualquer personalidade deste país, criando um clima de constante dúvida e suspeição sobre aqueles nos quais deveríamos acreditar e confiar para conduzir a nossa nação ao bom funcionamento.

Quanto ao caso particular da compra da TVI por parte da PT, o caso que tem estado em discussão na praça publica recentemente, há dois pontos que para mim são essenciais.
Em primeiro lugar o facto de se estar a discutir um negocio no qual, segundo parece, o governo de alguma maneira exerceu pressão para que ele se realiza-se, para que assim pudesse ter algum controlo sobre os jornalistas e impedir a publicação de algumas notícias que acha-se menos convenientes e para, parece que era o principal objectivo, terminar com o “telejornal travestido” que tantos incómodos estava a causar ao nosso Primeiro Ministro. Nesse ponto tenho de concordar como Engenheiro Sócrates, aquilo era tudo menos um telejornal, mas sim um ataque pessoal dirigido a sua pessoa no qual a “grande” jornalista que o apresentava tal como atrás referi se esqueceu da linha que separa o jornalismo do ataque pessoal. Não me parece de todo viável que isso pudesse ter acontecido, mas se aconteceu isso levamos ao segundo ponto.
O segundo ponto deste caso, o qual me levou a escrever este texto, é o facto de ser estar a discutir um negocio que... NÃO SE REALIZOU... porque pelo que foi dado a conhecer o governo usou a sua golden-share para impedir o negocio que ele tinham encorajado a realizar-se.
Não estou com isto a tomar qualquer posição relativa ao caso mas sim a verificar um facto.

Peço mais uma vez que se preocupem com coisas mais úteis, como o hoje anunciado plano de estabilidade e crescimento, para ver se este país sai da corda bamba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário